Erna Heller - Soprano

Porto Alegre 19/05/1909 - Ibirubá 04/08/1948.
Esta foi Erna Heller, que conforme seu filho, Pedro Frederico Oscar Campani, "foi a maior soprano do estado do Rio Grande do Sul em seu tempo, interpretando os principais papéis nas operetas do Club Haydn, sob a regência do maestro Max Bruckner (que retornou `a Alemanha)". Conforme Pedro, seu pai "Cyrio chegou a spalla da orquestra. Isto tudo até 1932. A Orquestra do clube Haydn, mais músicos da Banda Municipal e da famosa Orquestra da Rádio Farroupilha (maestro Campanella) deram origem à OSPA."

Erna estudou música, piano e canto com o maestro Max Brückner. Além de apresentações em concertos e recitais, Erna Heller participou das operetas promovidas pelo Club Haydn, principalmente no período de 1926 a 1932: A Casa das Três Meninas, de Franz Schubert, O Camponês Alegre, de Robert Schumann e Um Sonho de Valsa, de Oscar Straus.  Fonte: Agenda Lírica de Porto Alegre
O Dr. Cyrio Carlos Campani, esposo de Erna, era filho de Oscar José Carlos Campani,  que foi um dos fundadores do CIERGS (Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul). Cyrio era neto de Anton Ludwig Campani, filho mais velho de Ludwig Campani, o primeiro Campani que veio com sua família ao Brasil, de nosso ramo familiar.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...