Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 8 de maio de 2011

Cultura Local x Global

Chimarrão, de Raul Campani
É importante a conscientização da população em relação à defesa de sua própria cultura. Muitas vezes as pessoas vão perdendo os seus hábitos e manifestações culturais locais e vão incorporando as coisas vindas de fora sem ao menos se perguntar ou analisar o quanto aquilo está lhes beneficiando ou não, ou apenas lhes descaracterizando. Penso que, devem ser propostos debates em todo o país, para discutir essas relações que existem entre as várias culturas, inclusive às locais em relação com a cultura global. Não temos como escapar da globalização, ela está aí para ficar, e apesar de ter o perigo de descaracterizar certas culturas, justamente aí que está o momento de lutar para que as culturas locais se manifestem em defesa destes patrimônios materiais ou imateriais existentes nos vários cantos do país.

É primordial levar esses debates públicos às várias regiões do país, onde sejam feitos amplos diálogos para discutir a importância do cuidado da manutenção da cultura local e também da necessidade de explorar as miscigenações que são inerentes a qualquer cultura, principalmente em um mundo globalizado.

Sobre o autor: Raul Campani é artista plástico pós-graduado em Gestão Cultural. Flerta com a música, gosta de filosofia, aficionado em genealogia e trabalha como economiário.YouTube|Facebook|Instagram

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário