Ópera Carmen, de Bizet

Mais um grande espetáculo será proporcionado pelo Instituto de Cultura Musical da PUC/RS, através do seu Coral, Orquestra e Artistas convidados: A Ópera Carmen, de Georges Bizet. Ela será apresentada nos dias 29 e 30 de outubro, às 16 h no Salão de Atos da PUC/RS, prédio 4 do Campus (Avenida Ipiranga, 6681 em Porto Alegre).
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, Av. Túlio de Rose, nº 80 ou pelo telefone (51) 3299-0800 ou então pela Tele-entrega (51) 8401-0555.

É um drama de amor e ódio, baseado na novela homônima de Prosper Mérimée, transformada em ópera por Bizet, com Libreto escrito por Henri Meilhac e Ludovic Halévy.

Elenco:

MARIA LUJAN MIRABELLI (Buenos Aires) - Carmen
JUREMIR VIEIRA (Porto Alegre/Suíça) - Don José
HOMERO VELHO (Rio de Janeiro) - Toureiro Escamillo
ADRIANA DE ALMEIDA - Micaela
PEDRO SPOHR - Zuniga
SÉRGIO SANTOS - Morales
FRANCIS PADILHA e FLÁVIO LEITE - Os Contrabandistas
ROSIMARI OLIVEIRA e LUCIANE BOTTONA - Fransquita e Mercedes (amigas de Carmen)
RAFAEL BORGES MARTINS - Lilas Pastia (Dono da taberna)
BALLET CONCERTO e TABLADO ANDALUZ
Maestro convidado: ROBERTO TÚBARO (Espanha)
Direção Cênica de VICTÓRIA MILANEZ

Georges Bizet (1838 - 1875)
Carmen foi a última ópera criada por Bizet. Na sua estréia em 1875, na Opéra-Comique de Paris, a platéia ficou chocada, devido ao caráter audacioso para a época, pois trazia como protagonista uma mulher que enfeitiçava os homens e com um final trágico.

Sem nunca ter visitado a Espanha, Bizet, que era francês, havia feito uma obra que se passava em Sevilha, portanto pesquisou a música espanhola e criou a partir disso. Este fato também foi alvo da crítica, acusando-o de certo artificialismo na composição. Os mais conservadores não aprovaram a ópera, pois para eles a sua música e o enredo eram muito ousados.

Três meses após a estréia da ópera, Bizet morreu sem ver o triunfo da obra, tendo porém uma extraordinária repercussão logo a seguir. A originalidade, a música e a trama envolvente acabaram triunfando sobre os preconceitos. Nos dez anos seguintes, ela seria apresentada cerca de mil vezes, em diferentes montagens, por toda a Europa. 

Sinopse

Ato I
A trama se passa na Sevilha de 1820. Carmen é uma cigana que trabalha em uma fábrica de cigarros e que encanta todos os homens à sua volta, porém o seu objeto de desejo é Don José, um cabo do exército que é noivo de Micaela, uma jovem aldeã. Um dia Carmen se mete em uma briga com colegas de serviço, então o oficial Zuniga manda Don José prendê-la, porém ela o seduz e ele a liberta, sendo preso por esse motivo.

Ato II
Em uma taberna entra o toureiro Escamillo, encantado por Carmen tenta conquistá-la, sem sucesso. Logo após chega Don José que já está livre da prisão e se diz que apaixonado por Carmen. Após uma briga com o Tenente Zuniga, devido às circunstâncias, Don José é convencido por Carmen a acompanhá-la junto com os contrabandistas.

Ato III
Carmen e suas amigas lêem nas cartas que ela irá morrer. Don José está vigiando de um penhasco o esconderijo dos contrabandistas, aparece Escamillo e os dois duelam. Micaela pede para Don José lhe acompanhar porque a sua mãe está morrendo, ele vai e diz para Carmen que voltará.

Ato IV
Escamillo chega com Carmen em frente à Praça de touros. Enquanto Escamillo entra na Praça, Don José pede para Carmen voltar a ele, porém ela diz que não o ama mais e em uma crise de fúria ele a mata. 

Abaixo, um vídeo da parte mais conhecida da ópera, onde Carmen canta a Habanera, seduzindo os homens e no final jogando uma flor a Don José:


Comentários

  1. Oi Raul!!!

    Um belo espetáculo. Mais uma ótima dica cultural. Espero poder ir assistir.
    Tenha um bom fim de semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal!

    Não deixem de ver, vai ser um grande espetáculo, se depender da turma que está trabalhando. Eles são ótimos, pois amam muito o que fazem e estão se dedicando ao máximo para proporcionar um espetáculo de alta qualidade.

    Boa sorte para todos. Bjs.
    Sônia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...