Orquestra Villa-Lobos no Jardim Botânico

No dia 11 do mês passado tivemos o prazer de ouvir a Orquestra Villa-Lobos no Jardim Botânico, onde foi realizada a Mostra Natureza em Foco, dentro do Projeto JardinAção VIII da Fundação Zoobotânica do RS, que contou com várias atrações. Nada mal para o início da primavera falarmos de eventos realizados ao ar livre que valorizam a natureza, ainda mais quando abre-se oportunidade à apresentação de uma Orquestra que promove a interação social para jovens através da arte.

Com 40 alunos em sua atual formação e regência da idealizadora do projeto, a professora Cecilia Rheingantz Silveira, a Orquestra Villa-Lobos tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Vila Mapa, periferia de Porto Alegre, a inclusão social através da música, promovendo a auto-estima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade.

A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e tem firmado parceria com várias instituições e empresas ao longo dos seus 19 anos de existência.

Inicialmente a Orquestra era formada apenas por flautas doces e com o tempo foi ampliando-se.

Desde 2003 o programa implantou as Oficinas de Música, que atualmente presta gratuitamente mais de 850 atendimentos por semana a partir dos 4 anos de idade em 70 turmas distribuídas em aulas de musicalização infantil, de vários instrumentos, canto-coral, expressão corporal, estudo avançado e teoria e percepção musical, realizadas na Escola Heitor Villa-Lobos (sede do projeto) e mais outras duas escolas infantis municipais da comunidade e nas três unidades do Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não-governamental situada na comunidade e parceiro do Projeto há cinco anos.

Em sua trajetória, a Orquestra Villa Lobos já lançou alguns CDs e recebeu prêmios importantes, além disso, já realizou mais de 860 concertos para público superior a 200 mil pessoas.

Abaixo, um vídeo da apresentação de uma das músicas interpretadas pela Orquestra naquele evento: "Carinhoso" de Pixinguinha.



Mais informações aqui: Myspace da Orquestra Villa-Lobos

Comentários

  1. Olá Raul!!!

    Que projeto louvável, realmente de grande mérito para desenvolvimento das crianças e interação social através da arte. As oficinas gratuitas de música é um trabalho vindo de pessoas de coração muito nobre. São exemplos assim que servem de motivação para que mais pessoas façam a sua parte na construção de um sociedade mais justa, culta e humana. O vídeo com as crianças é um exemplo lindo e emocionante, está música é muito bela.
    Bom fim de semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...