Revolução: Educação e Cultura

Delacroix: A Liberdade Guiando o Povo (1830), tela, 260 x 325 cm
A nova revolução deve ser a valorização da educação e da cultura. 

Este deve ser o próximo passo a ser dado, pois é o aumento do nível cultural da população que vai gerar novas oportunidades de crescimento sustentável.

É necessário implementar uma educação pública de qualidade, desde o ensino básico até as universidades, para aumentar o nível intelectual do cidadão.

Precisamos ter consciência de que não basta apenas dar uma mesada ao povo e facilitar o crédito, todas essas medidas são importantes, além de muitas outras, mas o que vai causar uma mudança profunda na sociedade é a melhoria contínua da educação, com valores éticos intrínsecos e um desenvolvimento cultural permanente. O indivíduo precisa ter consciência do que está passando, para evitar ser massa de manobra e conservar os patrimônios adquiridos e para realmente ter uma melhoria na qualidade de vida em todos os seus aspectos.

Devemos proteger a memória, defender nossa história, valores e bens culturais, pois são eles que nos dão identidade, valorizando a diversidade existente no país e fomentando um crescimento cultural em todos os níveis.

Povo culto não se cala diante das mazelas impostas pelos governantes. Culto não apenas no sentido de conhecer os aspectos eruditos, mas também de valorizar sua própria cultura, as manifestações populares e folclóricas, portanto, seus patrimônios imateriais, além dos materiais.

É preciso pensar, enxergar, ouvir e sentir melhor. Várias capacidades exercitadas através do contato com a arte e a ciência.

Comentários

  1. Excelente texto. Concordo em tudo. Permita-me, compartilhar na minha página do "face".
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lúcia. Claro que pode compartilhar, desde que cite a fonte.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Concordo com você, Raul. A democratização do ensino não levou educação de qualidade ao povo. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla. É preciso levar um ensino gratuito e de qualidade a todos os cidadãos, esta realmente seria a verdadeira democratização do ensino. Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá Raul!!!

    Absolutamente certo, esta é a maior revolução, o conhecimento é poder, o poder de transformação de uma sociedade, só a educação consegue isto. Excelente post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia. E nem precisamos pegar em armas para fazer esta revolução, só que temos de eleger pessoas que tenham isso em mente e fazer a nossa parte no que for de nosso alcance. Valeu!

      Excluir
  4. Um texto pungente e que devia ser lido pelos governantes.
    Como ontem foi dia Internacional dos Museus centro-me nesse facto: em Londres os museus não cobram bilhete, simplesmente pedem um contributo, o que quisermos dar. Vi os museus cheios de famílias o que me congratulou.
    O caminho é esse estarmos constantemente a aprender.
    Bem-haja!
    Abraço.:)

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,
    Obrigado pelas palavras e pela visita.
    Aqui em Porto Alegre os museus também não cobram para entrar, porém normalmente não estão cheios, só quando fazem alguma exposição de um artista muito famoso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela passagem no meu espaço onde faço amigos e me divirto reproduzindo poemas e os enfeitando com fotografias que ando clicando por aí rs como não sou fotógrafa nao tenho tanto compromisso com técnicas, apesar de gostar e ler a respeito.
    Fiz um tour pelo seu blog e vi que gostas de pintura, são muito lindas.
    Até me aventurava numa tela ou outra, andava aprendendo manejar tintas e pincéis, é necessário calma e tempo ,no momento impossível rs
    Parabéns pelos bons textos,Raul
    Precisaríamos tanto de uma Revolução assim com R maiúscula em todos os níveis iniciando pela Educação - a base de um povo organizado e capaz de discernir e fazer opçoes em suas escolhas.
    Obrigada, vamos nos vendo .
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lis,
      Agradeço também suas palavras e passagem por aqui.
      Adoro arte e acredito piamente que o caminho da mudança está no conhecimento e na melhoria da sensibilidade das pessoas.
      Até mais!

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...