Tulipa Ruiz, Liberdade para Ouvi-la

Um dia desses, ouvi uma entrevista da cantora Tulipa Ruiz, na qual ela disse que quando soube que muita gente estava baixando suas músicas pela internet com uma qualidade inferior, resolveu colocar suas  canções disponíveis para fazer download gratuito em seu site. Já que estavam pegando as suas músicas livremente, que fosse com boa resolução.

Achei uma iniciativa interessante e uma boa oportunidade de conhecer melhor as suas músicas.

Nascida em Santos, Tulipa cresceu na cidade mineira de São Lourenço. Seu contato com a música começou cedo, influenciada pelo pai, Luiz Chagas, jornalista e guitarrista da histórica banda Isca de Polícia de Itamar Assumpcão. Na adolescência, a cantora teve um programa de rádio, fez coral e estudou por cinco anos canto lírico com a maestrina Edna de Sousa Neves. Mudou-se para São Paulo, onde estudou Multimeios. Apesar de ter integrado bandas durante a faculdade, tratava a música como hobby. Formada, trabalhou como ilustradora e redatora por anos até que começou a participar informalmente de alguns projetos musicais. O convite para o primeiro show, criou a necessidade de ter uma banda.

De lá para cá a fã de Robert Crumb, Manoel de Barros, Joni Mitchell e Yoko Ono, se assumiu cantora. Depois de sua estreia bem recebida no Prata da Casa, Tulipa gravou seu primeiro disco ”Efemêra”, lançado em show – eleito o  melhor do ano pelo jornal Folha de São Paulo – no Auditório Ibirapuera.
O álbum foi considerado o melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stone, um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e um dos melhores da década pela Folha de S. Paulo. A música que dá título ao disco faz parte da trilha sonora do FIFA 2011, um dos videogames mais populares do planeta. O sucesso do álbum ainda rendeu a Tulipa o título de melhor cantora de 2011 no Prêmio Multishow pelo jurí especializado, além de uma indicação como artista revelação no VMB do mesmo ano. “Só Sei Dançar Com Você”, faixa do primeiro disco, é trilha sonora de uma das protagonistas da novela “Cheias de Charme”, da TV Globo.
Além dos mais de 150 shows realizados com “Efêmera” por todo o Brasil, a cantora se apresentou sete vezes no exterior. Participou do festival belga Europalia e levou seu show a países como Inglaterra, Itália, Portugal, França, Dinamarca, Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Na Inglaterra, seu álbum ganhou crítica positiva no The Guardian, um dos mais importantes jornais do país. “Tulipa (…) tem todos os ingredientes para ser a próxima grande celebridade do Brasil, graças a suas canções e sua poderosa presença de palco”, analisou o jornalista Robin Denselow. O disco ainda foi eleito pelo jornal britânico The Independent um dos melhores álbuns de 2011. Nos Estados Unidos, a cantora contou com a presença, na plateia, de David Byrne, que declarou algumas vezes para a imprensa que Tulipa é uma das cantoras brasileiras da nova geração que mais chama sua atenção.
Em julho de 2012, lançou “Tudo Tanto”. O álbum, selecionado no Edital Nacional 2011 do Natura Musical, tem produção de Gustavo Ruiz, arranjos de cordas  e sopros de Jacques Mathias. O disco traz onze faixas, incluindo parceria com Criolo, participações de Lulu Santos, São Paulo Underground, Daniel Ganjaman, Kassin e Rafael Castro.
Tulipa já dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Lenine, Nação Zumbi (Rock in Rio 2011) e a cubana Yusa.

Vocês podem baixar seus discos aqui:
EFÊMERA 2010
TUDO TANTO 2012

Para quem quiser saber mais sobre Tulipa Ruiz, escutar suas músicas direto no site ou comprar seus discos, este é o endereço: http://tuliparuiz.com/

Comentários

  1. Olá Raul!!!

    Não conheço muito as músicas de Tulipa Ruiz, vou lá no link ouvir.

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão registada, amigo Raul.

    Vou ouvir.

    Obrigado.

    Gostei de saber da postura dela.

    beijinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...