Mexendo na Água...

Miséria, Bico de pena, 28 x 43 cm, 1991
A partir de agora, também vou escrever no Campani Cultural sobre os meus trabalhos artísticos.
Começando pelo desenho que foi um marco na minha trajetória, pois serviu como incentivo para eu procurar estudar mais sobre arte.

Certo dia, quando estudava Arquitetura na UFRGS, estava na biblioteca da Faculdade e encontrei um livro sobre habitação popular. Aquele livro falava sobre os problemas habitacionais e de saneamento existentes no país (o que era raro encontrar naquela biblioteca), nele tinha uma fotografia que me chamou a atenção: eram dois meninos que estavam em uma favela, onde brincavam em um esgoto a céu aberto que existia na frente de suas casas.  Peguei aquela foto, tirei uma cópia e levei para casa.

Naquele ano de 1991, eu estava fazendo um curso de expressão plástica na Escola de desenho Studio. Esta escola ia promover uma exposição de arte com os alunos nos antigos Correios de Porto Alegre, onde haveria um concurso entre os participantes. Então resolvi participar, peguei a foto que havia tirado cópia e baseado nela fiz um desenho em nanquim sobre papel. Apresentei este desenho e fui premiado com o primeiro lugar  na Categoria Expressão Plástica do IV Arte-Studio.

Menino, Óleo sobre tela, 90 x 130 cm, 2002
Em torno de 11 anos mais tarde, quando estava acabando o curso de Artes Plásticas no Instituto de Artes, retomei o tema do garoto que mexia naquela água suja, ampliei a imagem e fiz uma pintura a óleo sobre tela. É um estilo totalmente diferente, mas estou trazendo esta imagem para mostrar a relação entre os dois trabalhos e a mudança ocorrida neste período. É um trabalho mais solto, com uma técnica diversa, sem preocupação com a representação idêntica à realidade, mas a minha intenção era colocar a expressão na pintura.

Comentários

  1. Olá Raul!!!

    Que bacana a inspiração e o trabalho!!! A arte além da expressão do belo contribui para transformação social.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Uma inspiração que deu frutos.

    Parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Raul,
    Que bonito quer o desenho quer o óleo. Parabéns.
    Gosto muito de desenho, dos estudos dos quadros...
    Obrigada pelas palavras gentis.
    A sua passagem permitiu-me ver estes trabalhos e tornar-me mais enriquecida.
    Beijinho. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...