O Trabalhador na Arte

Operários, 1933, Óleo sobre tela - 150 x 205 cm - Tarsila do Amaral
Em homenagem ao Dia do Trabalhador, trouxe algumas imagens de obras nas quais artistas brasileiros representaram essa classe batalhadora que, ao mesmo tempo que leva o pão de cada dia para sua família, quando é preciso luta pela melhoria de suas condições de vida.

Começando pela obra acima, Tarsila do Amaral mostra através deste quadro, a diversidade racial e cultural dos operários, que migraram em grande quantidade de várias partes do país, para trabalhar nas fábricas das grande metrópoles, principalmente em São Paulo, no início do século XX.

Trabalhador, 1947, de Luis Sacilotto
Vários outros artistas naquela época utilizaram a temática do trabalhador, movidos principalmente pelo engajamento político e ideológico de esquerda.

A efervescência política, a luta pela redução da jornada de trabalho e por condições dignas de sobrevivência, sensibilizados com a desigualdade social no Brasil, e também tocados pela mensagem das revoluções socialistas, fez com que muitos artistas se sensibilizassem com a causa operária e utilizassem suas obras como meio de transmitir a indignação em relação ao status quo e a exploração existente no país com a classe trabalhadora.

Portinari também foi um artista que se engajou nesta luta, produzindo obras de cunho social. A obra "O Lavrador de Café" é emblemática neste sentido, onde o artista representa um trabalhador rural negro em uma fazenda de café, tema recorrente em algumas de suas obras.

O Lavrador de Café, óleo sobre tela, 100 x 81 cm, 1934, Portinari

Comentários

  1. Oi Raul!!!

    Que bela maneira de comemorar o dia do trabalho com a arte e a cultura. Muito bonita as obras de arte e a homenagem.

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Raul,
    Gostei muito desta mostra sobre o Dia do Trabalhador. Uma seleção interessante.
    Obrigada pela sua presença.
    Um abraço e bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Uma homenage muito artistica ao trabalhador.

    Digna de um verdadeiro apreciador de arte.

    Parabéns!

    beijinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...