Globalização Cultural

Moura, óleo sobre tela, 40 x 30 cm, Raul Campani
A cultura está ligada a um povo, diante disso, como entender a globalização da cultura no contexto atual?

Se a cultura atual se fez no intercâmbio, como aceitar o fechamento de uma cultura a influências externas. Por exemplo, no Brasil a cultura é produto de sua miscigenação, ou seja através dos índios nativos, dos primeiros colonizadores europeus, dos africanos e os outros europeus que vieram para cá no séc. XIX e início do XX. A maioria dessas interações não muito pacíficas.

Além de todas essas influências, ainda temos a influência cultural norte americana, que é muito forte no Brasil, principalmente através da TV e cinema, seu poder cultural na área áudio visual é muito grande no mundo inteiro. Alguns países criaram barreiras a essas influências externas.

Fusões de grandes empresas mundiais criam mega empresas que ficam com um poder econômico e cultural enorme em suas mãos.

Será que estaríamos caminhando para uma padronização da cultura mundial?

Mesmo com as influências externas, os países podem manter suas tradições ativas, porém na maioria das vezes mescladas a culturas de outros lugares.

As muitas mudanças na comunicação e nos transportes também proporcionaram uma maior interação entre a cultura interna e a externa.

Outro exemplo, a cultura grega, tida como o berço da cultura ocidental, até chegar no que entendemos como Grécia antiga, também sofreu muitas influências externas, na maioria das vezes através de processos violentos.

Atualmente, com as viagens intercontinentais, rádio, TV e principalmente internet, não temos como escapar da globalização cultural, é um intercâmbio constante que temos que conviver.

Comentários

  1. muito bom isso! quem escreveu?

    ResponderExcluir
  2. Esta postagem é uma síntese que fiz de um texto de Dennis Hanson: Identidade Nacional e Globalização.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa ideia. Ajudou mto no meu trabalho . obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...