Lucian Freud

Reflection (autorretrato), Óleo sobre tela, 1985, Lucian Freud
"Aos 88 anos de idade, Lucian Freud é um artista em constante evolução. Embora tenha iniciado sua carreira ainda nos anos 1930, foram nas últimas duas décadas que o pintor criou aquelas que são consideradas pela crítica suas melhores obras. O Centre Pompidou organizou na França uma mostra retrospectiva em sua homenagem, com o título "L'Atelier". Leia reportagem sobre Freud e a exposição no site da Fundação Iberê Camargo": http://bit.ly/crd2Os

Lucian Michael Freud nasceu em em Berlim no ano de 1922, filho de pais judeus, Ernst Ludwig Freud, arquiteto, e de Lucie Brasch. Ele é neto do psicanalista Sigmund Freud e irmão do escritor e político Clement Raphael Freud e de Stephan Gabriel Freud.
Em 1933, Lucian e sua família mudaram-se para a Inglaterra para escapar do nazismo na Alemanha, ganhando a cidadania britânica no ano de 1939, fixou-se em Londres, onde vive e trabalha até hoje.

Considerado por alguns como um artista tradicional, pela sua maneira de produzir em ateliê com modelo vivo, é exatamente essa posição que é retratada na exposição e é o modo como ele produz a maior parte do tempo de sua vida. Mais do que catalogá-lo como tradicional, realista ou o que quer que seja, ele é um artista de grande expressividade, que parece captar a psicologia da pessoa retratada. Seria algo herdado do seu avô, o fundador da psicanálise Sigmundo Freud? Suposições a parte, seu trabalho carrega uma carga emocional muito forte, o que pode ser visto através do vídeo abaixo.

Comentários

  1. O pintor Lucian Freud faleceu nesta quarta-feira, dia 20 de julho, na sua casa em Londres. Ele estava com 88 anos, pois havia nascido em 08 de dezembro de 1922.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...