Estamos Todos Cegos

Trago aqui um trecho do documentário 'Janela da Alma' de João Jardim e Walter Carvalho, onde o escritor José Saramago relaciona 'O Mito da Caverna' de Platão com o mundo em que vivemos hoje. Ele nos diz o quanto "estamos todos cegos, cegos da razão, da sensibilidade". Vivemos no mundo do espetáculo, e o pior é que esse é um "espetáculo de desigualdade e de sofrimento". Conforme Saramago "Nós nunca vivemos tanto na Caverna de Platão como hoje. Estamos em um mundo áudio-visual, em que as imagens que nos mostram da realidade, de alguma maneira substituem a realidade."

No filme, o cineasta Wim Wenders também fala sobre o excesso de imagens e a falta de significado na atualidade, dificultando nossa capacidade de interpretação e aumentando nossa carência de sentido.

Somos constantemente influenciados por todo o tipo de imagens que nos fazem enxergar de uma maneira ilusória. O mundo áudio-visual que vivemos e que valoriza o espetáculo, nos leva para outros mundos que não nos fazem refletir sobre o que realmente está acontecendo.

Estamos constantemente sendo bombardeados por imagens, informações, temos acesso a várias coisas ao mesmo tempo, mas até que ponto somos capazes de compreender realmente todas essas informações e será que temos a capacidade de refletir sobre tudo isso? Acho difícil, pois é como em um quadro sobrecarregado de imagens, não sabemos exatamente o que ver primeiro, e nem como vê-las, muito menos interpretá-las. É muita poluição visual, auditiva e informativa, dificultando nossa cognição. Parece exagero, mas estamos tão acostumados com tudo isso que não nos percebemos o quanto isso nos prejudica.

É como diz o cineasta Wim Wenders “As imagens que vemos não nos dizem algo e sim querem nos vender algo. Precisamos de significado e a maioria das imagens a nossa volta não tem sentido. Os excessos de informações cegam e na verdade perdem o sentido. Muitos de nós temos muitas coisas, mas não temos tempo hoje em dia. Ter muito de todas as coisas é mesmo que não ter nada. Somos incapazes de prestar atenção e precisamos de histórias extraordinárias para ser tocados, as simples não nos tocam mais."

A falta de sentido na existência é algo que está presente e Saramago nos explicita isto muito bem neste vídeo: "Não sabemos o que somos nem pra que servimos, nem que sentido tem a existência."

Informações sobre o 'Mito da Caverna' de Platão você pode ler aqui.


Comentários

  1. Sabes Raul,

    A Filosofia (no 10º ano) e a Alegoria da caverna mudaram a minha vida.

    Gostava muito de ver esse filme de W.W.

    A realidade, a verdade não existe.
    É diferente para cada um de nós. E talvez só faça sentido em cada pessoa ou no todo social.

    Vivemos de sombras, uma velha novidade que não conforta, mas qual é a alternativa?

    E ando eu com problemas de crenças, de auto estima.

    Obrigado por me desassossegares ainda mais.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Rui,
    Por vezes o silêncio é ouro. Todavia, pouca gente escuta o silêncio.
    Aqui escutei-o.
    Beijinho grato pela beleza.:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...