Operários, 1933, Óleo sobre tela - 150 x 205 cm - Tarsila do Amaral |
Começando pela obra acima, Tarsila do Amaral mostra através deste quadro, a diversidade racial e cultural dos operários, que migraram em grande quantidade de várias partes do país, para trabalhar nas fábricas das grande metrópoles, principalmente em São Paulo, no início do século XX.
Trabalhador, 1947, de Luis Sacilotto |
A efervescência política, a luta pela redução da jornada de trabalho e por condições dignas de sobrevivência, sensibilizados com a desigualdade social no Brasil, e também tocados pela mensagem das revoluções socialistas, fez com que muitos artistas se sensibilizassem com a causa operária e utilizassem suas obras como meio de transmitir a indignação em relação ao status quo e a exploração existente no país com a classe trabalhadora.
Portinari também foi um artista que se engajou nesta luta, produzindo obras de cunho social. A obra "O Lavrador de Café" é emblemática neste sentido, onde o artista representa um trabalhador rural negro em uma fazenda de café, tema recorrente em algumas de suas obras.
O Lavrador de Café, óleo sobre tela, 100 x 81 cm, 1934, Portinari |
Oi Raul!!!
ResponderExcluirQue bela maneira de comemorar o dia do trabalho com a arte e a cultura. Muito bonita as obras de arte e a homenagem.
Bjs :)
Raul,
ResponderExcluirGostei muito desta mostra sobre o Dia do Trabalhador. Uma seleção interessante.
Obrigada pela sua presença.
Um abraço e bom fim de semana!
Ana
Uma homenage muito artistica ao trabalhador.
ResponderExcluirDigna de um verdadeiro apreciador de arte.
Parabéns!
beijinho
MUITO BOM!
ResponderExcluir