Pequenas Cifras do Cotidiano

Imagem extraída do Facebook de Robson Niedson Martins.
Espero que essas manifestações constantes que ocorrem no país sirvam de base para uma revisão muito maior acerca de nossa sociedade.

Que a maneira de agir do brasileiro também seja colocada num plano mais profundo de reflexão, com o intuito de que a mudança ocorra de verdade.

Que se busque uma análise de nossas próprias ações e que se sinta VERGONHA quando "pequenos delitos e ilegalidades" são cometidos no nosso cotidiano.

Que se perca essa "LICENÇA" que os brasileiros se dão para levar vantagem em tudo e comecem, com isso, a se sentirem envergonhados quando se fura uma fila, quando se passa um sinal vermelho e se atravessa um veículo na calçada, como outros tantos exemplos a serem citados.

Com certeza, a raiz do problema está no âmago desse modo de ser. Com uma mudança desse sentimento, que não é rapida, mas lenta e gradual, é que poderemos modificar de forma mais eficaz todo um sistema marcado por corrupções, individualismos e mesquinhez, no qual o problema está sempre no outro e não em si mesmo.

Que o exercício da EMPATIA (colocar-se no lugar do outro), seja ,definitivamente, alcançado de modo mais prático e profundo.

Comentários

  1. Uma mudança já começou a acontecer: o povo brasileiro começou a mostrar que não é só aquela massa passiva, que não reclama de nada, que não luta, isso já é um começo.
    Porém, realmente temos que nos acostumar também a não ver apenas os defeitos dos outros, devemos enxergar o nosso próprio umbigo, e essa cultura do levar vantagem em tudo também está muito enraizada na maneira de ser e de enxergar do brasileiro, temos que mudar isso.
    Belo texto Vinícius, e continue colaborando para o Campani Cultural que teremos grandes debates a construir.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. concordo com sua opinião Raul, as mudanças já começaram e desta vez é diferente porque com a internet a informação e a cultura se propagam numa velocidade impressionante. Que bom que agora também vamos poder ler mais sobre história com os posts dos seus filhos. Parabéns pela família tão culta!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...