Imagem extraída do Facebook de Robson Niedson Martins. |
Que a maneira de agir do brasileiro também seja colocada num plano mais profundo de reflexão, com o intuito de que a mudança ocorra de verdade.
Que se busque uma análise de nossas próprias ações e que se sinta VERGONHA quando "pequenos delitos e ilegalidades" são cometidos no nosso cotidiano.
Que se perca essa "LICENÇA" que os brasileiros se dão para levar vantagem em tudo e comecem, com isso, a se sentirem envergonhados quando se fura uma fila, quando se passa um sinal vermelho e se atravessa um veículo na calçada, como outros tantos exemplos a serem citados.
Com certeza, a raiz do problema está no âmago desse modo de ser. Com uma mudança desse sentimento, que não é rapida, mas lenta e gradual, é que poderemos modificar de forma mais eficaz todo um sistema marcado por corrupções, individualismos e mesquinhez, no qual o problema está sempre no outro e não em si mesmo.
Que o exercício da EMPATIA (colocar-se no lugar do outro), seja ,definitivamente, alcançado de modo mais prático e profundo.
Uma mudança já começou a acontecer: o povo brasileiro começou a mostrar que não é só aquela massa passiva, que não reclama de nada, que não luta, isso já é um começo.
ResponderExcluirPorém, realmente temos que nos acostumar também a não ver apenas os defeitos dos outros, devemos enxergar o nosso próprio umbigo, e essa cultura do levar vantagem em tudo também está muito enraizada na maneira de ser e de enxergar do brasileiro, temos que mudar isso.
Belo texto Vinícius, e continue colaborando para o Campani Cultural que teremos grandes debates a construir.
Um abração!
concordo com sua opinião Raul, as mudanças já começaram e desta vez é diferente porque com a internet a informação e a cultura se propagam numa velocidade impressionante. Que bom que agora também vamos poder ler mais sobre história com os posts dos seus filhos. Parabéns pela família tão culta!!!
ResponderExcluirBjs :)