Dire Straits - Brothers In Arms

Capa azul com uma guitarra

       O quinto álbum de estudio do Dire Straits foi o primeiro disco da banda a chegar ao topo da parada norte americana, onde permaneceu nove semanas, além de ter se tornado multiplatina. Gravado no Air Studios, em Montserrat, também se tornou o mais vendido na Grā-Bretanha em 1985, onde passou três meses no primeiro lugar de vendas. Foi ainda o primeiro CD a vender um milhão de cópias.

    Seis anos depois do álbum de estréia, a composição da banda tinha mudado consideravelmente - da formação original só restavam Mark Knopfler e o baixista John Illsley. Dois tecladistas, Alan Clarke Guy Fletcher, substituíram o guitarrista David Knopfler, irmão mais novo de Mark, e um baterista galês, Terry Williams, tomou o lugar do anterior, Pick Withers.

      "So Far Away" "Money For Nothing" "Walk Of Life" e "Brothers In Arms" foram todos supersucessos na Inglaterra e/ou nos EUA. O maior de todos foi "Money For Nothing", com seu riff inesquecivel, que contou com a colaboração de Sting como co-autor. Promovida por um clipe com uma animação inovadora, a música foi feita sob medida para a MTV (o que é irônico, uma vez que a estação é criticada na letra) e tornou-se o primeiro single a liderar as paradas dos Estados Unidos. A música que dá nome ao álbum é menos agressiva e infinitamente mais tocante - uma espécie de reflexão sobre o perpétuo impeto por guerras, acompanhada pela guitarra calma de Mark Knopfler.

    Com uma atmosfera rica e uma produção cristalina, Brothers In Arms foi o ponto alto da carreira do grupo e os poucos álbuns originais lançados depois deste pareciam já não ter a mesma magia. Mark Knopfler embarcou numa inevitável carreira solo nos anos 90, mas ainda não igualou o sucesso dessa obra atemporal.

John Tobler

Fonte:

DIMERY, Robert "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", Rio de Janeiro, Sextante, 2011

Escute em: Spotify

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...