Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lucian Freud

Reflection (autorretrato), Óleo sobre tela, 1985, Lucian Freud
"Aos 88 anos de idade, Lucian Freud é um artista em constante evolução. Embora tenha iniciado sua carreira ainda nos anos 1930, foram nas últimas duas décadas que o pintor criou aquelas que são consideradas pela crítica suas melhores obras. O Centre Pompidou organizou na França uma mostra retrospectiva em sua homenagem, com o título "L'Atelier". Leia reportagem sobre Freud e a exposição no site da Fundação Iberê Camargo": http://bit.ly/crd2Os

Lucian Michael Freud nasceu em em Berlim no ano de 1922, filho de pais judeus, Ernst Ludwig Freud, arquiteto, e de Lucie Brasch. Ele é neto do psicanalista Sigmund Freud e irmão do escritor e político Clement Raphael Freud e de Stephan Gabriel Freud.
Em 1933, Lucian e sua família mudaram-se para a Inglaterra para escapar do nazismo na Alemanha, ganhando a cidadania britânica no ano de 1939, fixou-se em Londres, onde vive e trabalha até hoje.

Considerado por alguns como um artista tradicional, pela sua maneira de produzir em ateliê com modelo vivo, é exatamente essa posição que é retratada na exposição e é o modo como ele produz a maior parte do tempo de sua vida. Mais do que catalogá-lo como tradicional, realista ou o que quer que seja, ele é um artista de grande expressividade, que parece captar a psicologia da pessoa retratada. Seria algo herdado do seu avô, o fundador da psicanálise Sigmundo Freud? Suposições a parte, seu trabalho carrega uma carga emocional muito forte, o que pode ser visto através do vídeo abaixo.

Sobre o autor: Raul Campani é artista plástico pós-graduado em Gestão Cultural. Flerta com a música, gosta de filosofia, aficionado em genealogia e trabalha como economiário.YouTube|Facebook|Instagram

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. O pintor Lucian Freud faleceu nesta quarta-feira, dia 20 de julho, na sua casa em Londres. Ele estava com 88 anos, pois havia nascido em 08 de dezembro de 1922.

    ResponderExcluir